Semana da Cultura Nordestina: 5 coisas que você precisa conhecer em Alagoas.
08/08/2024
Alagoas é muito conhecida por suas paisagens incríveis, praias paradisíacas e por seus Réveillons de luxo que animam a última semana do ano. Mas o estado oferece muito mais! Com uma culinária rica, folguedos e artistas em diversas áreas o estado é uma fonte abundante de inspiração e criatividade. Vem conhecer um pouco mais.
Culinária
A culinária alagoana está repleta de pratos típicos reconhecidos como propriedade cultural do estado. Confira alguns deles:
Tapioca
A tapioca é uma das comidas mais tradicionais do Nordeste, e até é considerada patrimônio cultural em algumas cidades, como Olinda. A iguaria tem origem indígena, dos povos que habitavam o norte e nordeste brasileiro, e logo em sua chegada, conquistou também os portugueses. Assim como conquista o paladar de nossos turistas até hoje.
Cocada da Massagueira
Reconhecida como patrimônio imaterial de Alagoas, as cocadas são produzidas no polo gastronômico de Marechal Deodoro. Produzidas com o coco da região, seu preparo é registrado no Livro de Registro do Patrimônio Cultural de Alagoas, na categoria "saberes". O doce é uma compra obrigatória para todos que vão conhecer a Praia do Francês.
Filé de sururu
O marisco é uma das tradições da gastronomia alagoana e tem alguns preparos diferentes. As formas mais tradicionais são o sururu ao leite de coco (moqueca de sururu) e o caldinho de sururu, o último encontrado na maioria dos barzinhos da capital, Maceió.
Arte e artesanato
Mestre Zezinho
O artesão alagoano é um dos mais renomados do estado, com obras por todo Brasil e até exportadas para o exterior. Suas esculturas de madeira possuem um estilo de arte único, lúdico e colorido, e hoje influenciam muito a produção de outros artesãos alagoanos.
A Sereia, uma das suas esculturas, ganhou vida e tamanho na orla da Pajuçara, em frente ao hotel Acqua Suítes. A sereia é uma figura muito presente no imaginário popular do paraíso das águas, e nas mãos do mestre ganhou uma representação com 6m de altura, que encanta turistas e maceioenses, se tornando uma das paisagens favoritas para fotos e registros na cidade.
Filé
O bordado colorido é uma dos artesanatos desenvolvidos no estado, passado entre gerações de mulheres principalmente no bairro Pontal da Barra em Maceió. O Filé sobrevive através de mão habilidosas que transformam os pontos em roupas e peças de decoração. É reconhecido como patrimônio imaterial de Alagoas e peças feitas com a técnica podem ser encontradas em espaços como o Pavilhão do Artesanato, Feirinha de Artesanato da Pajuçara, Mercado 51 e Mercado do Artesanato.
Lindo, não é? Agora é só comprar a passagem e vir conhecer tudo isso em primeira mão.
comentários
{{ name }} {{ datestring }}
Novos envios de comentários não são mais aceitos para esta postagem.