Para apreciar a cultura

Vá de bike: 5 pontos turísticos de Maceió que você pode conhecer pedalando

26/11/2019

Quem ama andar de bike vai se encantar com o que é possível ver aqui em Maceió! Afinal, nossa orla marítima tem uma ciclovia de aproximadamente 14 km. 

Em sua extensão, é possível passar por diversos pontos turísticos entre praias, monumentos ou outros cartões postais da cidade. 

Por isso, fizemos um mini roteiro com cinco pontos que você pode passar de bicicleta quando estiver dando uma volta pela orla marítima. Confira!


Estátuas de alagoanos ilustres

"O Beijo", de Dona Irineia. Foto: Kaio Fragoso

Em Maceió existem cinco esculturas de bronze que homenageiam alguns dos alagoanos mais notáveis da nossa cultura. São eles: o ator Paulo Gracindo, a psiquiatra Nise da Silveira, os escritores Lêdo Ivo e Graciliano Ramos e, por fim, o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda. 

Todas elas ficam próximas às áreas onde é possível passar de bike, então a parada é tranquila e o clique é certo!

Além das estátuas de bronze, quatro outras obras podem ser vistas na extensão da orla: O Beijo, da mestre Irinéia, “O Boi Bumbá” do mestre João das Alagoas, “O Leão”, do mestre André da Marinheira e “A Sereia”, do mestre Zezinho. 

Todas são feitas em barro e possuem nada menos que seis metros de altura. Juntos, elas compõem o circuito Alagoas Feita à Mão e rendem fotos incríveis! Confira no mapa abaixo onde encontrar cada uma delas.


Totem Eu Amo Maceió

Foto: Kaio Fragoso
Foto: Kaio Fragoso

Queridinho de 10 entre 10 turistas que passam pela capital alagoana, o totem Eu Amo Maceió é um sucesso por aqui. Afinal, além de ser um charme, o plano de fundo é ainda mais lindo: o mar da Ponta Verde.

Ele fica ao lado da ciclofaixa, por isso dá pra parar um instantinho e tirar várias fotos! Uma dica é passar por lá bem cedinho ou no fim da tarde, pois ver o sol nascendo e se pondo por lá é incrível! 


Jangada da Independência

Uma jangada de nove metros feita de madeira foi instalada na orla de Ponta Verde, ao lado da ciclofaixa, para homenagear os quatro jangadeiros alagoanos que passaram 98 dias em alto mar rumo ao Rio de Janeiro durante a semana da independência de 1922. 

Eles ficaram conhecidos nacionalmente pelo feito e, por conta disso, receberam essa homenagem especial. O monumento foi instalado na Avenida Silvio Carlos Viana, na orla de Ponta Verde, próximo à estátua de Graciliano Ramos. Vale a visita!


Memorial à República

O Memorial à República foi feito para homenagear os dois presidentes do Brasil, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. 

Além de um acervo que conta a história dos dois militares, o memorial também possui exposições permanentes e temporárias de artistas alagoanos. 

Como brinde, você ainda pode contemplar a vista do mar da Pajuçara e tirar fotos na entrada do local, que possui 27 mastros com as bandeiras de todos os estados. É uma vista imperdível. 


Farol da Ponta Verde

Foto: Wesley Menegari
Foto: Wesley Menegari

Por fim, mas não menos importante, passe pelo Farol da Ponta Verde. Imponente estrutura dentro do mar, o Farol é um dos símbolos da capital alagoana. 

Com 11 metros de altura, ele rende cliques incríveis e, caso passe por ele em período de maré baixa, você poderá ver pequenas piscinas que se formam ao seu redor. 


Confira abaixo um mapa com todos os pontos que foram citados neste post:

Agora que você já conferiu tudo que dá para ver de bike na orla de Maceió, que tal conhecer o que dá para desbravar além da capital? Confira aqui nosso post sobre 5 destinos obrigatórios que podem ser feitos de carro

Aproveite para saber mais sobre nossos cupons de desconto em vários bares e restaurantes de Maceió. Cadastre-se no formulário aí embaixo!

compartilhe

comentários

Deixe seu comentário abaixo

Cancelar



Quer deixar um comentário? Preencha o formulário abaixo!